O diagnóstico de displasia coxofemoral em cães é fundamental para prevenção de doenças articulares e tratamento de patologias relacionadas ao sistema musculoesquelético. Estudos mostram que aproximadamente 5% dos cães afetadas por displasia de quadril e 30% dos cães acometidos de osteoartrite possuem displasia coxofemoral.
O que é diagnóstico de displasia coxofemoral em cães?
O diagnóstico de displasia coxofemoral em cães é um exame fundamental para avaliar as articulações dos quadris. O objetivo é detectar, medir e prevenir desde os estágios iniciais a displasia coxofemoral, visto que é uma doença de longo prazo que requer tratamento precoce e de manutenção.
Como funciona o diagnóstico de displasia coxofemoral em cães?
O diagnóstico de displasia coxofemoral em cães é realizado através de exames de imagem, como a radiografia, e de prescrição de medicamentos específicos. Existe também a possibilidade de realizar exames físicos que confirmam a presença de desconforto nos animais. Durante o exame de imagem, geralmente é realizada a avaliação de um subgrupo de ossos chamados câmaras femorais, que estão envoltos pela cartilagem. Essa cartilagem pode ser lesada durante o desenvolvimento do cão.
Vantagens do diagnóstico de displasia coxofemoral em cães
- Definição precisa do grau de displasia, evitando futuras complicações;
- Diagnóstico e tratamento precoce;
- Redução da dor e do desconforto causados pela displasia;
- Alívio das limitações funcionais, aumentando a qualidade de vida do animal;
- Reconhecimento do problema antes que se agrave, evitando o pior cenário.
O diagnóstico de displasia coxofemoral em cães é fundamental para garantir que os animais vivam tranquilamente e saudáveis. Se o seu cão tem algum sintoma de desconforto na região do quadril, não hesite em procurar um especialista. Na Equality Clínica Veterinária você encontra o tratamento certo para o seu melhor amigo.