A cirurgia veterinária para pequenos animais tem como princípio o bem-estar dos animais. A cirurgia é indicada como um meio para tratar diversas doenças ou melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação. Sejam cães, gatos, pássaros ou outros animais, através desta cirurgia, pode ser realizado diagnósticos precisos e traçar um plano terapêutico, além de proporcionar tratamento de qualidade e cura para algumas enfermidades.
O que é a cirurgia veterinária para pequenos animais?
A cirurgia veterinária para pequenos animais é o ramo da medicina veterinária dedicado ao cuidado de animais de estimação que necessitam de intervenções cirúrgicas para tratamento, diagnósticos ou prevenção de doenças. Os profissionais responsáveis são os cirurgiões veterinários, que atuam diretamente na execução de diversos procedimentos cirúrgicos.
Estes profissionais contam com infraestrutura moderna e equipamentos tecnológicos para assegurar que os animais recebam o atendimento necessário. Os cirurgiões veterinários contam ainda com o auxílio de anestesistas, para que os animais estejam em condições seguras durante todo o procedimento.
Como funciona?
A cirurgia veterinária para pequenos animais é importante para a saúde e bem-estar dos animais de estimação, e são realizadas de forma a minimizar ou eliminar o sofrimento desses bichinhos.
Antes de qualquer procedimento cirúrgico, o veterinário realiza um diagnóstico minucioso para verificar se a cirurgia será realmente necessária e se a saúde do animal permite o procedimento. Assim, ele pode identificar o risco de complicações e estabelecer um planejamento antes do início da cirurgia.
Durante a cirurgia, o veterinário realiza as incisões necessárias e a remoção de tecidos para a realização da cirurgia. Ele também administra uma anestesia para que o animal não sinta dor e os procedimentos necessários sejam realizados de forma segura.
Vantagens
A cirurgia veterinária para pequenos animais traz diversas vantagens, tais como: