A castração de gatos machos é um método cirúrgico amplamente utilizado, pois contribui para a qualidade de vida do animal e evita comportamentos indesejados. Além de também ser mais saudável para o seu pet.
O que é a castração de gatos machos?
A castração no macho do gato consiste na remoção das glândulas sexuais, testículos, além dos tecidos em seu redor. Após o procedimento cirúrgico, o gato não consegue produzir espermatozóides e também não tem mais fertilidade.
Como funciona o procedimento?
O procedimento de castração em gatos machos pode ser realizado a partir dos oito meses de idade. O animal deve estar em boas condições de saúde para realizar o procedimento e algumas clínicas veterinárias solicitam exames prévios.
A cirurgia é realizada através de uma pequena incisão na região abdominal, sendo um procedimento simples e com duração de cerca de meia hora. Após a cirurgia o gato deverá passar por um período de recuperação, em que o veterinário acompanhará e orientará os cuidados necessários.
Vantagens da castração do gato macho
- Diminuição do comportamento sexual: os gatos castrados têm menos tendência a sair à procura de parceiras, menos marcação de território e menos manifestação de agressividade. Prevenção da reprodução: evita a reprodução indesejada, diminui o fluxo de gatinhos abandonados nas ruas e regula o número de gatos no ambiente. Evita a formação de hiperplasia prostática: quando estão em condições de atividade sexual, os gatos podem desenvolver algumas complicações de saúde. Prevenção de doenças crônicas: como o câncer testicular é bastante comum em gatos machos não castrados.
Um dos fatores que influenciam na qualidade de vida do seu gato é a castração. Por isso, conhecer as vantagens e desvantagens deste procedimento é fundamental. Se você está planejando castrar o seu gato, a Equality é uma ótima opção para sua clínica veterinária. Entre em contato e faça uma cotação do procedimento para o seu pet. Aqui nós oferecemos serviço veterinário de qualidade com preço justo.